Como encontrar sobre o que escrever

Pergunte a qualquer profissional de marketing de conteúdo qual é o seu maior medo, e eles provavelmente dirão algo estúpido e óbvio, como alturas, aranhas ou palhaços (ou algum tipo de palhaço-da-índia profano descendo lentamente o Burj Khalifa).

O que devemos ter medo é ficar sem material para escrever.

Encontre coisas para escrever, escritores bloqueiam conceito, lutam para pensar em ideias
Brincadeiras à parte, ter idéias para novos tópicos de conteúdo pode ser um bastardo absoluto. Muitos profissionais de marketing de conteúdo temem, com razão, o processo de criação de conteúdo, especialmente aqueles que escrevem para blogs bem estabelecidos, com horários de publicação frequentes em setores verticais competitivos. Ficar sem ideias não é uma opção, então o que fazemos?

Neste post, vou mostrar a você.

Examinaremos cinco maneiras de encontrar coisas sobre as quais escrever, esteja você escrevendo para um grande blog de B2B ou para sua página pessoal de mídia . Analisaremos os prós e contras de cada abordagem, incluindo armadilhas comuns a serem evitadas, antes de nos aprofundarmos em algumas dicas gerais para ajudá-lo a desenvolver novas ideias de conteúdo de maneira rápida e (relativamente) indolor.

1. Encontre coisas para escrever sobre o uso de ferramentas de inteligência competitiva

Já que estamos sempre dizendo para você confiar em dados concretos e não em suposições, vamos analisar primeiro as ideias de conteúdo usando ferramentas de inteligência competitiva .

Encontrar coisas para escrever sobre ilustração de conceito de ferramentas de pesquisa de palavra-chave de inteligência competitiva
As ferramentas de inteligência competitiva podem ser inestimáveis ​​durante o processo de iteração de conteúdo, porque podem nos ajudar a quantificar por que algumas ideias de conteúdo são melhores que outras – especificamente, quais tópicos estão sendo mais compartilhados e discutidos.

Eu não quero me prender a um tutorial específico de plataforma, mas, por exemplo, vamos usar o BuzzSumo, mas vou manter os conceitos o mais agnósticos possível da plataforma.

Primeiro, precisamos especificar em qual palavra-chave ou vertical estamos interessados. Fazemos isso inserindo nossa consulta no campo relevante. Neste caso, vou dar uma olhada no conteúdo sobre… conteúdo. (Como meta.)

Encontre coisas para escrever sobre a tela de resultados das ações sociais totais do BuzzSumo
Como você pode ver, os resultados acima nos mostram várias informações úteis, mas estamos mais interessados ​​no número de compartilhamentos sociais . Por quê? Como quanto mais compartilham um artigo, mais confiantes podemos estar de que outro artigo sobre o mesmo tópico também será amplamente compartilhado.

Os compartilhamentos sociais são uma indicação bastante confiável de que o artigo em questão está pressionando os botões certos. É importante notar que os compartilhamentos sociais não significam necessariamente que o artigo será positivo, ou mesmo bem escrito; tudo o que precisamos saber é que muitos leitores, independentemente do ângulo ou perspectiva do artigo, se sentiram compelidos a compartilhá-lo com suas redes.

Um artigo que está sendo compartilhado amplamente entre plataformas sociais pode ser uma indicação de várias coisas diferentes:

É uma notícia de última hora que obteve o furo primeiro e está sendo compartilhada / citada amplamente
O artigo é particularmente útil, perspicaz ou acionável
O escritor tem uma perspectiva única ou insight sobre o tema
As opiniões no artigo desafiam a sabedoria convencional sobre o tema
É um artigo tão ruim ou uma opinião tão controversa que as pessoas compartilham isso de raiva ou incredulidade
Com exceção do último, qualquer um dos pontos anteriores merece ser emulado em nosso próprio conteúdo.

Encontre coisas para escrever sobre as estatísticas de conteúdo de notícias da Reuters
E esta é apenas uma tomada de notícias. Imagem via Reuters .

Obviamente, o conteúdo de notícias é excepcionalmente novo e “novo” precisamente porque se concentra em eventos emergentes ou em desenvolvimento, mas isso não ajuda se sua publicação não publicar conteúdo de notícias. Como regra geral, devemos sempre nos esforçar para produzir conteúdo prático e perspicaz , de modo que o segundo ponto é meio óbvio. Também é preciso dizer que não deveríamos estar tentando publicar conteúdo que as pessoas compartilham apenas porque não podem acreditar em como isso é ruim, então o que isso nos deixa? Publicação de conteúdo com insights exclusivos sobre um tópico e que oferece uma perspectiva nova e incomum sobre um assunto bem desgastado.

Discutimos o valor do conteúdo contrário antes, mas vale a pena reiterar que a adoção de um ponto de vista alternativo pode ser uma excelente maneira de diferenciar seu conteúdo do resto da multidão. É também uma maneira fácil de criar novas ideias de conteúdo; Simplesmente encontre os pontos de vista predominantes sobre um tópico atual em sua indústria e, então, crie um ângulo que assuma a posição oposta a todos os outros.

Encontrar coisas para escrever sobre o New York Times mais e-mail por emoção
Lembre-se: não é suficiente saber o seu assunto por dentro ou por fora, ou ser capaz de escrever bem. Você precisa ser capaz de identificar tendências mais amplas e pensar criativamente sobre como agregar valor ao seu público explorando ângulos alternativos.

Uma nota sobre comentários
Algumas plataformas de análise de conteúdo permitem filtrar os resultados com base no número de comentários de um artigo. Um artigo com dezenas de comentários poderia sugerir que o artigo inspirou um debate vigoroso, mas também poderia significar que o site que publicou o artigo tem apenas um terrível filtro de spam.

Encontre coisas para escrever sobre a ilustração do conceito de seções de comentários tóxicos
Imagem via Pew Research Center

Outra armadilha em potencial de confiar no número de comentários que um artigo tem como indicação de seu valor potencial como uma ideia de conteúdo é que, embora muitas plataformas de análise de conteúdo façam um bom trabalho ao classificar corretamente o número de comentários de um artigo, isso tende a ser mais difícil de calcular com precisão. Existem dezenas de sistemas de comentários em uso em muitos dos sites mais populares da web, desde Disqus e Kinja até Postmatic e Jetpack, e nem toda plataforma analítica pode capturar com precisão dados de comentários verdadeiros de todos os sistemas de comentários.

Basicamente, tente pensar no volume de comentários como uma métrica secundária interessante a ser considerada, em vez de uma indicação confiável do potencial de um artigo como fonte para um novo post.

2. Encontre coisas para escrever sobre o uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave

Enquanto estamos no tópico de ferramentas, nossa próxima dica se concentra no uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave como uma maneira de desenvolver novas ideias de conteúdo.

Independentemente da ferramenta de palavras-chave que você escolher usar, o que estamos procurando são palavras-chave relevantes que talvez não tenhamos pensado de outra forma. Isso pode ser especialmente útil se, como nós aqui no WordStream, você trabalha com uma agenda de publicação frequente para um blog popular e estabelecido.

Existem dezenas de ferramentas de palavras-chave gratuitas por aí, mas gostamos de pensar que o nosso é muito bom, por isso vou usar a Free Keyword Tool do WordStream para ilustrar este processo.

Primeiro, precisamos escolher uma palavra-chave inicial ampla e agradável para iniciar nossa pesquisa, que às vezes é chamada de palavra-chave primária. Para este exemplo, usei a palavra-chave “cryptocurrency” sem especificação de setor especificada e resultados limitados aos Estados Unidos:

Encontre coisas para escrever sobre a captura de tela do WordStream Free Keyword Tool
Esta pesquisa gerou alguns resultados interessantes. Aqui estão algumas das sugestões de palavras-chave mais interessantes para a minha consulta de origem inicial “cryptocurrency” e seus volumes de pesquisa mensais no Google:

  • Litecoin vs bitcoin – 12.100
  • Capitalização de mercado de criptomoeda – 8.100
  • Melhor criptomoeda para investir em – 5.400
  • A agricultura de bitcoin é rentável – 5.400
  • Lista de criptomoedas por valor de mercado – 1.900
  • Como fazer uma criptomoeda – 1.900
  • Mineração de criptomoeda explicada – 720
  • Melhor Troca de moeda digital – 390
  • Moeda digital vs criptomoeda – 40
  • Lista de criptomoedas por valor – 20

Embora o volume médio de pesquisas mensais para algumas dessas palavras-chave seja muito pequeno – apenas 20 pesquisas por mês para a palavra-chave “lista de criptomoedas por valor”, por exemplo -, procuramos principalmente ideias de conteúdo. Muitas dessas palavras-chave seriam perfeitas para guias introdutórios, explicadores detalhados ou até listas mais curtas, e poderiam facilmente ser usadas como palavras-chave de sementes para futuras pesquisas de palavras-chave.

3. Encontre coisas para escrever sobre nas notícias

Apesar do fato de que a maioria das notícias nos dias de hoje é tão tóxica quanto um site Superfund negligenciado, a notícia pode ser uma excelente fonte de idéias de conteúdo.

Encontrar coisas para escrever sobre manchetes de notícias CNN Manafort indiciado
Ei, não são todas as más notícias!

Recentemente, produzimos muito mais conteúdo baseado em notícias. Isso não foi necessariamente por design, mas sim necessidade; anúncios recentes como o recém-divulgado bloqueador de anúncios do Google para o Google Chrome e o lançamento do AMP Stories são simplesmente importantes demais para ignorar, e faríamos um desserviço aos nossos leitores por não escrever sobre eles. Dito isso, não tendemos a priorizar as notícias como uma regra – nossos leitores não necessariamente nos procuram para as últimas notícias – mas ao publicar mais conteúdo de notícias, conseguimos fornecer mais do tipo de notícias. análise aprofundada que nossos leitores esperam de nós.

No entanto, você não veio aqui para me ouvir recomendar o newsjacking, então, como você pode usar as notícias como uma fonte de ideias de conteúdo? Ao fazer perguntas, ninguém mais está perguntando.

Encontre coisas para escrever sobre o conceito de pacotes empacotados de neutralidade da rede
Em 2014, publicamos este post em neutralidade da rede (RIP). Eu lancei Elisa neste post porque na época, ninguém parecia estar perguntando como a revogação dos regulamentos de neutralidade da rede afetaria as pequenas empresas e os profissionais de marketing digital. Desde que o post foi originalmente publicado, nós o atualizamos várias vezes para refletir o contínuo desmantelamento da Internet como a conhecemos, o que resultou em um fluxo constante de tráfego para este e outros posts.

Adotamos uma abordagem semelhante a este post sobre alguns dos chatbots mais inovadores da web. Obviamente, este não é um post oportuno ou baseado em notícias, mas inclui citações e links para conteúdo que originalmente eram artigos de notícias. Em seguida, usamos isso para fornecer uma análise mais aprofundada sobre o que os desenvolvimentos nos agentes de conversação significarão para os profissionais de marketing digital.

Ainda não está satisfeito? Vamos ver outro exemplo desse processo do começo ao fim.

Abaixo está uma captura de tela das manchetes da seção Marketing de Conteúdo da minha página inicial do Feedly:

Encontre coisas para escrever sobre a página de notícias do Feedly Content Marketing
Como você pode ver, as três principais notícias do meu feed são de fontes bem conhecidas: o Content Marketing Institute, o Copyblogger e o Blog Tyrant.

Agora, digamos que estou procurando ativamente por uma postagem no blog para escrever, e este é o conteúdo de notícias com o qual tenho que trabalhar. Fora do topo da minha cabeça, aqui está o que me vem à mente para ideias potenciais sobre tópicos do blog:

As manchetes de clickbait, como a da publicação CMI, funcionam ainda mais? Os principais editores, como o CMI, estão fatigados por calendários editoriais intensos como editores menores?

Eu não tenho ideia do que esperar da história do Copyblogger, nem do que se trata. Talvez um post sobre como resumos de histórias podem fazer o seu público se sentir? Ou um guia sobre como obter um resumo do seu artigo? Ou um post explorando os riscos de resumos mal escritos?

Todas as três descrições das principais histórias foram truncadas por Feedly. Que tal um post sobre as especificações atuais recomendadas de meta descrições? Ou uma lista de razões pelas quais as meta descrições não são tão importantes quanto costumavam ser?
As ideias acima podem não ser tão boas, e elas definitivamente não estão prontas para serem apresentadas a um editor, mas essa lista levou literalmente menos de cinco minutos para ser reunida e isso me dá um sólido ponto de partida para trabalhar. Se eu estivesse lutando para ter uma ideia para o meu próximo post, as idéias básicas acima poderiam funcionar como pontos de partida para o brainstorming de uma ideia viável que pode ser desenvolvida em um esboço ou argumento mais completo.

Lembre-se: não pretendemos simplesmente avançar para mais tráfego (mas, se você gerenciar mais poder para você), estamos procurando oportunidades para fornecer mais profundidade e contexto às histórias e desenvolvimentos emergentes em nosso setor.

Depois de começar a ler as notícias com o conteúdo em mente, você ficará surpreso com as ideias que virão até você.

4. Encontre coisas para escrever sobre o uso de geradores de tópicos do blog

Antes de fechar esta aba por desgosto que estou prestes a recomendar seriamente geradores de tópicos do blog como ferramentas válidas de criação de conteúdo, escute-me.

A coisa sobre os geradores de tópicos do blog é que eles não são feitos para serem perfeitos – eles só deveriam ter as engrenagens enferrujadas em seu giro, como uma lata de WD-40. Pense nos geradores de tópicos do blog como escrever prompts em uma aula de redação criativa. Alguns prompts são muito bons, e outros são tão ruins que são praticamente crimes contra a literatura.

O mesmo vale para geradores de tópicos do blog.

Vamos dar uma olhada no que parece um gerador de tópicos do blog. Abaixo está uma captura de tela do Blog Topic Generator da HubSpot , um dos melhores geradores de tópicos disponíveis. Para este exemplo, inseri três termos no gerador: Escrita, Publicidade e Marketing:

Encontre coisas para escrever sobre o gerador de tópico do blog HubSpot
Depois de clicar em “Give Me Blog Ideas!”, São apresentados os seguintes resultados:

Encontre coisas para escrever sobre os resultados de exemplo do gerador de tópicos do blog da HubSpot
À primeira vista, esses resultados são surpreendentemente bons. Para ser honesto, acho que poderia fazer com que qualquer um desses exemplos postar ideias funcionem como postagens de blog reais, mas digamos que queremos usar essas ideias como base para algumas ideias próprias.

Como fizemos com os exemplos de artigos de notícias, abaixo está uma lista de idéias de conteúdo que eu criei em apenas alguns minutos, com base nas idéias fornecidas pelo Blog Topic Generator da HubSpot. Mais uma vez, essas idéias não vão quebrar a internet com sua ousadia de visão, mas elas definitivamente são boas o suficiente para trazer para sua próxima reunião editorial:

Os Benefícios Cognitivos do Ensino de Crianças Cursivas: Um artigo do tipo Fast Company explorando os benefícios do desenvolvimento do ensino de habilidades de caligrafia cursiva para crianças, explicando os processos fisiológicos e cognitivos que ocorrem quando as crianças aprendem a escrever em letra cursiva.
5 razões pelas quais a melhor postagem no blog que você já escreveu ainda é uma porcaria: um artigo explicativo que examina o que separa apenas conteúdo bom de conteúdo realmente excelente , apresentando dicas práticas sobre como ser ainda mais perspicaz sobre como avaliar a qualidade da sua redação
7 maneiras de se tornar profissionalmente indispensável: um post detalhado, estilo listicle, com sete maneiras práticas de tornar-se indispensável para o seu gerente, incluindo recursos de aprendizagem onde os leitores podem adquirir essas habilidades e dados de terceiros sobre habilidades profissionais atualmente. alta demanda
Por que tudo o que você sabe sobre manchetes está errado: Uma postagem de blog oferecendo contrapontos a muitas das melhores práticas estabelecidas sobre como escrever manchetes, incluindo exemplos de vários tipos de manchetes, como manchetes de notícias, manchetes de anúncios, títulos de páginas de destino, etc.
3 Hacks rápidos para tornar seu conteúdo mais compartilhável: postagem de blog resumida com três etapas altamente acionáveis ​​que os profissionais de marketing podem usar para tornar seu conteúdo mais atraente do ponto de vista de compartilhamento social, incluindo exemplos
Como eu disse, nenhuma das idéias acima é particularmente perturbadora em sua originalidade, mas a lista acima levou apenas cinco minutos para montar. Com mais tempo, ou critérios iniciais mais específicos, poderíamos facilmente apresentar ideias melhores, ou mais ideias, ou até usar as notas aproximadas acima como base para mais pesquisa e desenvolvimento.

5. Encontre coisas para escrever sobre… em seu conteúdo antigo

Nossa dica final para encontrar coisas novas para escrever é olhar para trás através do seu conteúdo antigo.

Revisar conteúdo antigo pode ser muito divertido (ou um exercício de hilaridade indedutora) e é uma ótima maneira de ver seu progresso como escritor ao longo do tempo – mas isso não é tudo. Retroceder no conteúdo antigo também é uma excelente maneira de criar novas coisas sobre as quais escrever.

Por exemplo, fiz uma busca rápida por algumas postagens mais antigas que escrevi com o objetivo de criar novas ideias de conteúdo. Aqui está o primeiro punhado de posts que me chamou a atenção:

13 maneiras de combater o abandono do carrinho de compras
6 Exemplos de Publicidade Subliminal, de Spooky a NSFW
Como escrever uma carta de apresentação para um pedido de emprego
Exemplos de publicidade nativa: 5 dos melhores (e piores)
Ao contrário do nosso exemplo de neutralidade da rede anterior, nenhum desses posts é candidato a atualizações – não há elementos oportunos ou baseados em notícias para eles. No entanto, isso não significa que não possamos extrair ainda mais ideias deles.

Abandono do carrinho de compras
Vamos dar o primeiro exemplo, uma postagem no blog sobre o abandono do carrinho de compras que publicamos em março de 2016. Antes mesmo de me sentar para reler o post, um pensamento surgiu na minha cabeça. Estamos sempre ouvindo sobre como o tráfego de dispositivos móveis está excedendo o tráfego de computadores em várias plataformas de comércio eletrônico e que a tecnologia de acompanhamento de conversões off-line está avançando rapidamente para atender às expectativas dos anunciantes de hoje.

Então, quais são os maiores obstáculos em potencial para conversões de comércio eletrônico exclusivas do tráfego para celular ?

Essa ideia parece que tem pernas. Vamos dividir:

O tópico se expande e se baseia na fundação estabelecida no post original
Todo o ângulo das principais barreiras às conversões de comércio eletrônico em dispositivos móveis – baseia-se em tendências mais amplas de comércio eletrônico
O post tem um elemento especulativo e inovador que permite a inclusão de elementos mais oportunos, como novos dados e opinião / análise de desenvolvimentos tecnológicos emergentes.
Tanto o comércio eletrônico quanto o crescimento do celular são tópicos bem estabelecidos que ressoam fortemente com o nosso público principal
Veja como isso é fácil? Eu nem sequer escrevi para o papel proverbial ainda, e já tenho uma ideia sólida que se alinha com os nossos objetivos editoriais e de negócios – nada mal para olhar despreocupadamente através de posts mais antigos.

Ainda não terminamos. Aqui estão algumas idéias mais difíceis que eu criei com base nas outras postagens da minha lista inicial de conteúdo antigo:

O acompanhamento de conversões off-line vai longe demais ?: Uma postagem explorando tecnologias emergentes no acompanhamento de conversões off-line que pergunta se essas técnicas de rastreamento violam a privacidade dos usuários finais
O que esperar de uma entrevista de emprego para um show remoto: um post instrutivo com dicas e truques da vida real sobre o que esperar de uma entrevista para um trabalho 100% virtual / remoto, completo com conselhos sobre como responder a perguntas difíceis e inesperadas
The State of Native 2018: Uma postagem detalhada e de longa duração que examina o panorama atual da publicidade nativa e do conteúdo publicitário, com novos exemplos, dados estatísticos e relatórios / estudos de terceiros
Mais uma vez, essas idéias não são surpreendentes, mas são um começo – e não tivemos que fazer quase nada para criá-las, a não ser olhar algumas mensagens antigas. Além disso, essas são apenas ideias rústicas de conteúdo baseadas em minhas próprias postagens ; se eu passasse por alguns de nossos posts antigos escritos por outros escritores, teria ainda mais ideias. (Além disso, é sempre bom ver postagens de dois ou três anos de idade acontecendo hoje).

Procure e você encontrará
Chegando com novas idéias para as coisas sobre as quais escrever pode ser difícil; Esmague-a-cabeça-na-sua-escrivaninha-repetidamente-até-gradualmente-perdendo-consciência difícil. Fica ainda mais difícil quando você escreve para um cliente particularmente exigente ou um blog estabelecido em um setor altamente competitivo. No entanto, como vimos ao longo deste post, é definitivamente possível criar novas ideias de conteúdo, mesmo que você esteja encarando um prazo difícil ou se sinta completamente desprovido de ideias.

Que outras dicas você compartilharia para produtores de conteúdo que sofrem de bloqueio de escritores?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *